nova CNH 2022

A nova CNH 2022 entra em vigor em 1º de junho; Confira o que Mudou!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo que será emitido a partir desta quarta-feira, 1º de junho de 2022.

A medida foi tomada pelo Conselho Nacional de Transportes (Contran) e sancionada pela Resolução nº 886 de dezembro de 2021. A nova A versão da CNH inclui elementos gráficos antifraude e antifalsificação e agora atende aos requisitos internacionais de identificação.

No primeiro momento não há necessidade de mudança para o novo padrão, a substituição ocorre quando os motoristas renovam ou emitem a segunda via.

O documento pode ser enviado fisicamente, digitalmente ou ambos. De acordo com a decisão, a escolha fica a critério dos motoristas.

Além disso, de acordo com a decisão do Contran, as autoridades locais de transporte devem estar prontas para emitir o novo modelo até esta quarta-feira.

Executivos e órgãos de trânsito estaduais e do distrito federal devem ajustar seus procedimentos para adotar o modelo de CNH especificado nesta resolução até 1º de junho de 2022, diz o texto.

Alterações na nova CNH

A nova CNH conterá elementos gráficos para dificultar a falsificação e a fraude. Também será possível utilizar no documento o nome social e a filiação afetiva do motorista. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro.

A nova CNH tem predominância das cores verde e amarela e trará consigo uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista pode dirigir .

A primeira coluna contém a categoria da carteira de motorista, seguida de uma imagem do veículo e uma indicação se o titular do documento está autorizado a dirigir aquele tipo de veículo, além de informações sobre a atividade remunerada dos motoristas e possíveis restrições médicas.

A mudança mudará o tempo de validade da CNH?

A validade da nova CNH permanece inalterada. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei nº 14.071, a CNH é válida por 10 anos para motoristas com menos de 50 anos; 5 anos para condutores com idade igual ou inferior a 50 anos e 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Como crio a versão digital?

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe) pode ser solicitada por meio do aplicativo Carteira de Trânsito Digital (CDT), disponível para celulares Android e iPhone (iOS), sem a necessidade de se deslocar pessoalmente ao DETRAN.