PROPOSTA PEDAGÓGICA

 

A Educação consiste em uma atividade eminentemente reflexiva, decisiva e principalmente ativa. A prática pedagógica implica na superação de discursos vazios e busca realizações concretas, visando o bem estar do Homem e da Sociedade.

Em função disso, é preciso fazer da escola um espaço democrático, no qual os aspectos social cultural, econômico e político sejam considerados, possibilitando ao educando compreender a realidade da qual faz parte e nela situar-se, deixando aflorar seus sentimentos e propósitos enquanto um ser pensante, criativo, histórico, ativo, que busca sua ascensão moral e social.    

A proposta pedagógica da Escola de Educação Infantil “O Mundo Encantado”, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e as Resoluções 06/2004 e 09/2006 do Conselho Municipal de Educação de Porto Velho/RO.

Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se, ser. Na escola, a despeito dos objetivos do professor e de seu controle, a brincadeira não envolve apenas a criatividade cognitiva da criança. Envolve a criança toda. A prática social, atividade simbólica, forma de interação com o outro. Acontece no âmago das disputas sociais, implica a constituição do sentido. É criação, desejo, emoção, ação voluntária.
(Fontana & Cruz, 1997, P. 139)

A base teórica que sustenta a Proposta ora apresentada está sintetizada nos ideais das escolas de filosofia, sócio interacionista construtivista, que se caracterizam por visarem o desenvolvimento das potencialidades criativas e transformadoras do ser humana na diversidade e nos propósitos das escolas inclusivas, que se caracterizam por não segregarem e/ou discriminarem as crianças sob qualquer pretexto, por estarem constantemente se aprimorando para atender as necessidades educativas de todos os aprendizes.

Desta forma a instituição busca destacar a sua função principal que é cuidar e educar, consolidando, desta forma, o seu papel social e viabilizando o sucesso educacional das crianças assistidas preservando o bem-estar físico e mental; estimulando seus aspectos, cognitivo, emocional e social.

A Proposta é flexível e será permanentemente revisada, atualizada e concretizada nos projetos educacionais, planejados periodicamente. Nela, estão contidas as tendências pedagógicas contemporâneas utilizadas na educação infantil, bem como, o sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivar-se-ão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram. Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.

Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologias educacionais praticados.

Pretendemos que esta proposta seja impulsora e condutora do bom desempenho do corpo técnico e administrativo no alcance das metas e objetivos que a escola se propõe a concretizar durante a sua trajetória.